Você está em
Você está em  

Hermes Pardini - Medicina, saúde e bem-estar

Recém-nascidos e bebês

Os pais podem imunizar seus filhos desde o nascimento. A vacinação previne doenças e é fundamental para o crescimento saudável.


De acordo com Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), as vacinas que são fundamentais antes da criança completar um ano e quando ela chega aos 12 meses: BCG, Hepatite B, DTPa, Hemófilos B, Poliomelite inativada (HEXA e PENTA), Pneumocócica conjugada 13-valente, Rotavírus, Meningocócica C conjugada, Gripe, Febre Amarela, Hepatite A, Tríplice Viral e Varicela. Veja na tabela e nas informações abaixo mais detalhes sobre cada uma. Clique aqui para conferir o calendário.


Veja a seguir tabela com o calendário de vacinação do primeiro ano de vida e, logo abaixo, clique em cada uma das vacinas para mais detalhes
.

Indicação
Proteção contra rubéola, sarampo e caxumba.

 

Esquema de aplicação
Aplicada a partir de 12 meses de idade; uma segunda dose deve ser aplicada entre 2 e 4 anos de idade. Adolescentes não vacinados devem receber duas doses. Adultos, em viagem para o exterior, sem registro de vacinação, devem ser vacinados.

 

Eventos adversos
Em geral, entre 3 e 12 dias após a vacinação, podem ocorrer dor e edema locais, febre, manchas vermelhas, edema, vermelhidão e calor nas articulações. Raramente: encefalite, pancreatite, orquite, púrpura e parotidite.

 

Contraindicações
Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive neomicina e gelatina); gestação; imunodeprimidos; uso de corticosteroides por via oral ou parenteral, por mais de duas semanas em doses correspondentes a 2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona; doenças febris agudas; pessoas submetidas a tratamento com derivados do sangue (consultar equipe técnica), quimioterapia e radioterapia nos últimos 3 meses. Após transplante de medula óssea deve-se aguardar de 1 a 2 anos para aplicação da vacina. É recomendado evitar-se gestação por 30 dias após a aplicação. História clínica de sarampo, caxumba ou rubéola não é contraindicação à vacina. A vacinação no mesmo dia com a vacina contra a febre amarela deve ser evitada em crianças, intervalando no mínimo 30 dias. Se não for aplicada no mesmo dia que a vacina contra Varicela, deve se respeitar 30 dias de intervalo entre as mesmas. Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer outra vacina.

 

 

Indicação
Proteção contra formas graves da tuberculose, principalmente nos primeiros cinco anos de vida.

 

Esquema de aplicação

A partir do nascimento. A primovacinação acima de 5 anos de idade não deve ser realizada rotineiramente, devendo ser feita avaliação médica do risco/benefício. Não se aplica segunda dose, salvo em contatos de hanseníase. Menor de cinco anos de idade que recebeu BCG há mais de 6 meses e não tem cicatriz vacinal deve ser revacinado. Comunicantes de hanseníase devem receber duas doses de BCG, com intervalo mínimo de seis meses (considerar a presença de cicatriz vacinal como primeira dose).

 

Evolução da cicatriz vacinal

2 semanas, pequena elevação avermelhada e dolorosa de 5 a 15mm;
3-4 semanas, pequena bolha com pus, evoluindo à crosta;
4-5 semanas, úlcera de 4 a 10mm de diâmetro;
6-12 semanas, cicatriz de 4 a 7mm.
Alguns casos evoluem mais lentamente e podem ser mais brandos, podendo demorar até 6 meses para a formação da cicatriz vacinal. Enfartamento ganglionar axilar ou supraclavicular podem ocorrer e desaparecer espontaneamente após 1 a 3 meses.

 

Eventos adversos

Ocorrem em 0,04% dos vacinados úlceras maiores que 10mm que não cicatrizam; abscessos frios subcutâneos; abscessos quentes subcutâneos; linfoadenite; quelóide; e reação lupoide.

 

Contraindicações

Peso menor que 2000g; lesão de pele no local de aplicação; HIV positivo (consultar equipe técnica); imunodepressão; tratamento com quimioterapia ou radioterapia; uso de corticoide por mais de duas semanas (>2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona); febre; gravidez. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas.

 

 

 

Central de Relacionamento com o Cliente e Atendimento domiciliar:

(31) 3228-6200

VOZ

Seg a sex - 7h às 19h

Sáb e feriados - 7h às 18h

Dom - 7h às 13h

 

Whatsapp:

Análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem e consultas médicas:

(31) 3228-6200

Seg a sex - 8h às 18h

Feriados - 8h às 14h

 Central de Apoio a Parceiros:

www.mypardini.com.br

Novidades

Receba as novidades do Hermes Pardini no seu email.