Você está em
Você está em  

Hermes Pardini - Medicina, saúde e bem-estar

Relatório da ANVISA - Dados de produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical

Relatório da ANVISA - Dados de produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical

 

Em 2011, a ANVISA publicou o 2° Relatório de Produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para uso Autólogo com o objetivo de consolidar e apresentar os dados relativos a distribuição desses serviços no país, ao crescimento do setor e ao inventário de unidades armazenadas. O relatório também apontou os principais motivos referentes ao descarte e a utilização terapêutica das unidades de células progenitoras hematopoiéticas.

 

O documento está disponível para consulta no Portal da ANVISA e apresenta dados de produção dos BSCUPA (Bancos Privados de Sangue de Cordão Umbilical Autólologos) no período se 2003 a 2010. O Criovida, como os demais BSCUPA, é um serviço privado que coleta, processa e armazena sangue de cordão para uso terapêutico futuro.

 

De acordo com o relatório, no ano de 2010, os bancos atingiram o quantitativo de 18 serviços instalados no País: dois na região Centro-Oeste, dois na região Sul, três na região Nordeste e onze na região Sudeste. A região Norte não possui bancos desta natureza. O Criovida foi inaugurado em 2005 e é o único BSCUPA localizado em Minas Gerais, possuindo atualmente cerca de cinco mil bolsas armazenadas.

 

Em relação ao uso terapêutico das unidades de sangue de cordão armazenadas nos BSCUPA, os dados apontam a utilização de oito unidades entre os anos 2003 e 2010, sendo utilizados para fins terapêuticos autólogos e aparentados.

 

Mesmo com as críticas relacionadas aos Bancos Privados de Sangue de Cordão Umbilical referentes ao número de utilizações sobre o volume de bolsas armazenadas, bem como as campanhas publicitárias, é importante ressaltar a existência de cerca de 270 protocolos de pesquisas clínicas no mundo para o uso das células tronco do cordão umbilical no tratamento das mais diversas doenças.

 

O relatório da ANVISA pretende estimular ações de vigilância sanitária e contribuir para a melhoria da qualidade tanto dos serviços, quanto das células disponibilizadas para uso terapêutico. Clique aqui para acesso aos dados do relatório.

 

 

Central de Relacionamento com o Cliente e Atendimento domiciliar:

(31) 3228-6200

VOZ

Seg a sex - 7h às 19h

Sáb e feriados - 7h às 18h

Dom - 7h às 13h

 

Whatsapp:

Análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem e consultas médicas:

(31) 3228-6200

Seg a sex - 8h às 18h

Feriados - 8h às 14h

 Central de Apoio a Parceiros:

www.mypardini.com.br

Novidades

Receba as novidades do Hermes Pardini no seu email.