Você está em
Você está em  

Hermes Pardini - Medicina, saúde e bem-estar

Criovida - Opinião do especialista

Opinião do especialista - A importância da criopreservação para as células-tronco

Leia abaixo em Opinião do especialista a importância que a criopreservação possui para as células-tronco recolhidas durante a gravidez nas palavras de Patrícia Caroline Angelo, mestre em Perinatologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da equipe de validação e inovação do setor de citogenética do Hermes Pardini.

 

A criopreservação de células-tronco mesenenquimais do líquido amniótico é de acentuada importância clínica, uma vez que essas células podem ser colhidas ainda no período pré-natal e podem ser armazenadas com perspectiva de utilização em tratamentos posteriores.

 

Tendo como base essas informações, desenvolvemos um trabalho no laboratório Hermes Pardini, em parceria com a (UFMG), no qual avaliamos o comportamento das células-tronco mesenquimais do líquido amniótico depois de submetidas à criopreservação, verificando a capacidade de proliferação, diferenciação in vitro e manutenção de suas características após criopreservadas.

 

O estudo demonstrou que as células do líquido amniótico possuem perfil característico de células-tronco mesenquimais e possuem capacidade de diferenciação em células da linhagem mesodermal.

 

Verificou-se ainda que a partir de técnicas de criobiologia, essas células podem ser criopreservadas durante pelo menos cinco meses e recuperadas após esse período, mantendo as mesmas características demonstradas anteriormente. Desta forma, sugere-se que a criopreservação pode ser uma ferramenta extremamente útil na manutenção da capacidade das células-tronco recolhidas durante a gravidez.

 

O artigo intitulado Cryopreservation does not alter karyotype, multipotency, or NANOG/SOX2 gene expression of amniotic fluid mesenchymal stem cells, GMR 1518, encontra-se disponível no site www.geneticsmr.com, volume 11, número 2, 2012.

 

Patricia Caroline Angelo

Mestre em Perinatologia- UFMG

Equipe de Validação e Inovação ? Gerência de Exames Especializados

 

Central de Relacionamento com o Cliente e Atendimento domiciliar:

(31) 3228-6200

VOZ

Seg a sex - 7h às 19h

Sáb e feriados - 7h às 18h

Dom - 7h às 13h

 

Whatsapp:

Análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem e consultas médicas:

(31) 3228-6200

Seg a sex - 8h às 18h

Feriados - 8h às 14h

 Central de Apoio a Parceiros:

www.mypardini.com.br

Novidades

Receba as novidades do Hermes Pardini no seu email.