Você está em
Você está em  

Hermes Pardini - Medicina, saúde e bem-estar

Primeira Análise - Exames de análises clínicas auxiliam o diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes

Diagnóstico laboratorial de doenças autoimunes

Exames de análises clínicas auxiliam no tratamento deste tipo de enfermidade

 

 

As doenças autoimunes são um tipo de desordem imunológica em que o organismo não reconhece os antígenos dos tecidos ou substâncias do próprio organismo e os ataca, ou seja, produz anticorpos que agem contra o próprio indivíduo. Lúpus, esclerose múltipla, artrite reumatóide e psoríase são alguns exemplos de doenças autoimunes.

 

Sua origem pode ser relacionada a fatores externos (ambientais), fatores do próprio organismo, como predisposição genética, alterações nos níveis hormonais, baixo controle imuno-regulatório e desequilíbrio das células do sistema imunológico.

 

Sabe-se que existem muitas doenças autoimunes e não se pode precisar um número exato, sendo que cada uma possui sintomas específicos e atacam órgãos e tecidos distintos. O tratamento dessas doenças baseia-se na inibição do sistema imunológico por meio da administração de drogas imunossupressoras, corticóides e suplementos para repor um hormônio ou vitamina deficiente no organismo.

 

O diagnóstico das doenças autoimunes é feito a partir do quadro clínico que o paciente apresenta e por meio de exames laboratoriais em que são pesquisados autoanticorpos. O reumatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Ari Halpern, explica que cada doença autoimune tem seu diagnóstico feito de forma distinta. ?Na maioria das vezes o diagnóstico depende do exame físico e da anamnese (entrevista do médico com o paciente para detectar os fatos que se relacionam a doença e à pessoa doente)?. De acordo com Dr. Ari, o laboratório pode ser bastante útil como parte do diagnóstico ou na avaliação prognóstica de algumas doenças autoimunes, mas sempre em conjunto com avaliação do quadro clínico. ?Com o aprimoramento das técnicas e com estudos clínicos, surgem exames com melhor sensibilidade e/ou especificidade para cada doença?, diz.

 

Pesquisas relatam que as doenças autoimunes aumentaram nos últimos 40 anos e o aprimoramento dos exames nos laboratórios de análises clínicas contribuiu para que essas doenças fossem diagnosticadas com mais precisão. A constante evolução técnico-científica do setor laboratorial, inclusive na área imunológica, permite o desenvolvimento de técnicas mais sensíveis e específicas que aumentaram as possibilidades de se estabelecer o diagnóstico dessas patologias.

 

Exames laboratoriais, como: testes de anticorpos antinucleares FAN (fator anti-núcleo); testes de pesquisa de autoanticorpos; teste de Coombs; hemograma completo; proteína C-reativa (PCR); taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR); e outros testes imunoenzimáticos e de imunofluorescência são exemplos de exames essenciais para o diagnóstico de doenças autoimunes e que orientarão os médicos na decisão de qual o melhor tratamento a ser seguido pelos pacientes.

 

Central de Relacionamento com o Cliente e Atendimento domiciliar:

(31) 3228-6200

VOZ

Seg a sex - 7h às 19h

Sáb e feriados - 7h às 18h

Dom - 7h às 13h

 

Whatsapp:

Análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem e consultas médicas:

(31) 3228-6200

Seg a sex - 8h às 18h

Feriados - 8h às 14h

 Central de Apoio a Parceiros:

www.mypardini.com.br

Novidades

Receba as novidades do Hermes Pardini no seu email.