Você está em
Você está em  

Hermes Pardini - Medicina, saúde e bem-estar

Diabetes - Prevenção e Controle

Diabetes: prevenção e controle.

O Dia Mundial da Saúde foi instituído dia 7 de abril pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a cada ano aborda um tema diferente. Em 2016, o tema estará centrado na Diabetes e em todas as questões que envolvem sua prevenção e tratamento.

Uma doença comum, que atinge 10 milhões de brasileiros, a diabetes é causada pelo aumento da glicose no sangue, que acontece quando o pâncreas não produz ou produz pouca insulina, hormônio que metaboliza a glicose, os aminoácidos e os ácidos graxos. A insulina também é responsável pelo armazenamento de combustível e pela estimulação de captação de nutrientes na célula, mostrando-se importante para o equilíbrio do corpo humano.


 


Não se sabe, ainda, qual a causa do tipo 1 da doença, quando o organismo deixa de produzir a insulina ou a produz em níveis muito baixos e o corpo passa a não reconhece-la e a destrói. Essa é a forma mais agressiva da doença, que acomete pessoas com menos de 35 anos e não tem cura, implicando no uso diário de injeções de insulina.

Apesar de menos agressivo, o diabetes tipo 2, quando o pâncreas produz menos insulina do que o necessário, também é uma doença perigosa, que necessita de acompanhamento médico constante, além de disciplina por parte do paciente. Esse tipo da doença está mais relacionado com o estilo de vida e por isso, pode ser prevenido e controlado, ao evitar a obesidade e o sedentarismo.




Os sintomas do diabetes - cansaço, vontade de urinar frequentemente, fome em excesso, sensação de dormência nas mãos e pés, dores no estômago e difícil cicatrização de feridas - podem demorar a aparecer, comprometendo a saúde. Por isso, é importante, para se prevenir do diabetes, realizar exames anuais de pressão arterial, colesterol e, claro, o acompanhamento das taxas de açúcar no sangue.

 


Abramge-mg - Ano II, Nº 13 - JAN/FEV/MAR 2012

 

Central de Relacionamento com o Cliente e Atendimento domiciliar:

(31) 3228-6200

VOZ

Seg a sex - 6h às 20h

Sáb e feriados - 6h às 18h

Dom - 7h às 18h

 

Whatsapp:

Análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem e consultas médicas:

(31) 3228-6200

Seg a sex - 8h às 18h

Feriados - 8h às 14h

 Central de Apoio a Parceiros:

www.mypardini.com.br

Novidades

Receba as novidades do Hermes Pardini no seu email.