Você está em
Você está em  

Hermes Pardini - Medicina, saúde e bem-estar

Mentiras e verdades sobre os tipos de vírus influenza que estão circulando no Brasil



Fonte: Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde - Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 13 de 2018 (levantamento de janeiro a março 2018)

 

Com a chegada do outono surge também a preocupação com as doenças respiratórias, principalmente a gripe. Estima-se que a gripe acometa de 5 a 15% da população, provocando de 3 a 5 milhões de casos graves e de 250 mil a 500 mil mortes todos os anos. É um período que exige cuidado, principalmente com a vacinação. É importante que as pessoas procurem atualizar a vacina da gripe, pois é a forma mais segura de prevenção.

Entretanto, alguns boatos sobre os tipos de vírus Influenza que estão circulando no Brasil, principalmente nas redes sociais e WhatsApp, alertando a população para situações que não são verdadeiras. A Dra. Marilene Lucinda, médica coordenadora do setor de vacinas do Hermes Pardini, a partir do Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde, esclarece esses boatos.


Está circulando um novo vírus H2N3 no Brasil - MENTIRA


Verdade - Não temos vírus H2N3 circulando no Brasil e no mundo. Os vírus Influenza que estão circulando este ano são: Influenza A(H1N1), A(H3N2) e Influenzas B. Em todas as regiões do Brasil estão circulando estes três tipos, com variações de predominância de cada tipo por região.  Nas regiões Sul e Sudeste estão circulando principalmente os Influenzas B e A(H3N2). Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste destaca-se a circulação do vírus Influenza A(H1N1).

 

 

Estamos tendo epidemia de Gripe e a OMS está escondendo os dados - MENTIRA

 

Verdade  - No Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde publica, semanalmente, os dados sobre a situação epidemiológica no país. Os dados são públicos. Anualmente, no Brasil, ocorre uma epidemia de gripe sazonal, geralmente entre abril e outubro. O número de casos reportados até o momento está dentro do que é esperado para esta época do ano.

 

 

O vírus que circulou este ano nos EUA chegou ao Brasil  - MENTIRA


Verdade - Desde o início do inverno nos Estados Unidos, em novembro de 2017, circularam o influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Mesmos vírus que circularam no Brasil nos últimos anos e os mesmo que estamos acompanhando este ano.

 

A vacina usada nos EUA este ano não foi eficaz - MENTIRA


Verdade - A vacina contra a gripe reduziu o risco em se adquirir a gripe em torno de 36% na população americana nesta temporada. A predominância do vírus Influenza A (H3N2), chamou a atenção, todavia, não há informação oficial de que esse vírus tenha sofrido mutação. Múltiplos fatores podem estar contribuindo em relação à eficácia da vacina. As respostas imunes à vacinação diferem de acordo com a idade, infecção prévia ou história de vacinação e podem afetar a proteção da vacina.

 

 

Será produzida uma nova vacina para o Brasil este ano. A ANVISA ainda não liberou as vacinas de Gripe deste ano no Brasil - MENTIRA


Verdade - As vacinas Gripe Brasil 2018 foram liberadas pela ANVISA em março/2018. Os fabricantes estão distribuindo para as clínicas particulares de vacinas desde esta data.  A OMS analisa os dados da circulação dos vírus no hemisfério Sul no ano de 2017 e recomenda as cepas a serem incluídas na produção de vacinas de Gripe, para este hemisfério. Os dados são passados para as companhias fabricantes de vacinas, com 6 meses de antecedência.  Não teremos outro tipo de vacina para chegar ao Brasil.

 

Este ano a vacina não vai proteger nada - MENTIRA


Verdade - A imunização previne a gripe em até 90% dos indivíduos.

A vacinação anual contra influenza continua a ser a medida mais importante para prevenir a gripe e suas complicações. Embora, em alguns casos, a vacinação contra a gripe não possa impedir um indivíduo de desenvolver a doença, pode reduzir a gravidade e/ou a duração da doença e prevenir complicações graves, além de proporcionar impacto indireto na diminuição do absenteísmo no trabalho, nas escolas, nos gastos com o sistema de saúde e, sobretudo, evitar complicações secundárias e mortes.

 

 

A gripe pelo H3N2 é mais grave - MENTIRA


Verdade - Os quadros clínicos são os mesmos. Entretanto, a infecção grave, com necessidade de internação ou com complicações fatais, é significantemente maior nas infecções causadas pela Influenza A (H1N1) em populações não vacinadas ou que não tiveram contato com o vírus anteriormente. Atualmente, devido ao aumento da circulação do vírus da Influenza H3N2, vêm-se observando casos graves sobretudo em idosos e crianças.

 

A vacina este ano não mudou nada no Brasil - MENTIRA


Verdade - Existem variantes (subtipos) das cepas de Influenza A e Influenza B, que são classificadas por nomes de cidades. A descrição das cepas está na bula das vacinas.

A OMS determina quais será a composição de cada hemisfério. Em relação ao ano de 2017 tiveram duas alterações na vacina trivalente e uma alteração na tetravalente. As diferenças foram no subtipo Singapore A(H3N2) e subtipo Phuket do Influenza B. Na tetravalente a variação foi no subtipo Singapore A(H3N2)

Vacina trivalente do ano 2018
- Influenza A(H1N1)- Subtipo Michigan
- Influenza A(H3N2)- Subtipo Singapore
- Influenza B-Subtipo Phuket

Vacina tetravalente do ano 2018
- Influenza A(H1N1)- Subtipo Michigan
- Influenza A(H3N2)- Subtipo Singapore
- Influenza B- Subtipo Brisbane
- Influenza B-Subtipo Phuket

 

Central de Relacionamento com o Cliente e Atendimento domiciliar:

(31) 3228-6200

Seg a sex - 6h às 20h
(imagem: 7h às 20h)

Sáb, dom e feriados - 6h às 18h
(Imagem: 7h às 18h)

 

Whatsapp:

Análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem, consultas médicas e laboratórios conveniados:

(31) 98498-8968

Seg a sex - 8h às 18h

 

Central de Apoio a Parceiros:

(31) 3228-1800

Seg a sex - 7h às 19h
Sáb - 7h às 14h

Novidades

Receba as novidades do Hermes Pardini no seu email.