Você está em
Você está em  

Hermes Pardini - Medicina, saúde e bem-estar

Mielograma

O Mielograma é um exame que avalia a medula óssea. Para este fim, é realizada a punção aspirativa de medula, que coleta o material necessário na avaliação da morfologia e da produção de diferentes linhagens das células sanguíneas. É uma ferramenta útil no diagnóstico de várias doenças hematológicas e na avaliação da celularidade da medula óssea.

Alguns testes altamente especializados como citogenética, imunofenotipagem e análise molecular podem ser realizados a partir das amostras extraídas no Mielograma. Além disso, o material retirado é muito importante no estabelecimento de diagnósticos de leucemias e linfomas.

O procedimento é realizado com anestesia local na pele, onde se introduz a agulha de coleta até que esta alcance o interior do osso, sendo feita a aspiração da medula óssea ou retirado um pequeno fragmento ósseo. A crista ilíaca anterior ou posterior (osso do quadril) é o local em que a aspiração e a biópsia de medula óssea podem ser realizadas com segurança. No esterno a medula pode ser aspirada, mas a biópsia é contra-indicada neste local.

A aspiração da medula óssea e biópsia são indicadas principalmente para:

- Avaliação de anemia inexplicável, leucopenia (diminuição do número de leucócitos), trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas) ou pancitopenia (diminuição global dos elementos do sangue);
- Diagnóstico ou estadiamento de linfomas;
- Diagnóstico e avaliação dos distúrbios de células plasmáticas e leucemias;
- Avaliação do metabolismo e estoques de ferro;
- Avaliação de febre de origem indeterminada;
- Esplenomegalia (aumento do baço) inexplicada.

A decisão de submeter o paciente a este procedimento deve ser feita pelo médico prescritor, após a avaliação de informações da história clínica, estudos laboratoriais e exames físicos. O exame é contra indicado a portadores de hemofilia e coagulopatia grave.

 

ESPECIALISTA

Dra. Paula Nogueira Maia Madeira
Médica Patologista Clínica pelo Hospital das Clínicas da UFMG, especializada em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital Felício Rocho.

 

AGENDAMENTO

Você já pode agendar o seu Mielograma através da nossa Central de Relacionamento com o Cliente: (31) 3228-6200. Os serviços são realizados em nossa unidade da rua Aimorés, 66, Sala de Pequenos Procedimentos, Funcionários, Belo Horizonte/MG.

 

 

 

Central de Relacionamento com o Cliente e Atendimento domiciliar:

(31) 3228-6200

Seg a sex - 6h às 20h
(imagem: 7h às 20h)

Sáb, dom e feriados - 6h às 18h
(Imagem: 7h às 18h)

 

Whatsapp:

Análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem e consultas médicas:

(31) 98498-8968

Seg a sex - 8h às 18h

 

Central de Apoio a Parceiros:

4020-2175*

* Com custo de ligação local para todo o Brasil

(31) 99483-0115*

*Whatsapp

Seg a sex - 8h às 18h

Novidades

Receba as novidades do Hermes Pardini no seu email.