Você está em
Você está em  

Hermes Pardini - Medicina, saúde e bem-estar

Programa de Treinamento em Ecocardiograma Hermes Pardini - 2016

Introdução

O treinamento em ecocardiografia faz parte da formação do  cardiologista clínico com residência médica em cardiologia ou com título de especialista em cardiologia, conferido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), de acordo com as normas editadas pelo Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC.

Objetivos 

O treinamento em ecocardiografia tem como objetivos principais:
- Estudo e aplicação teórica de todas as modalidades de estudo ecocardiográfico, incluindo as novas tecnologias (Doppler tecidual, Speckle tracking, Strain, Strain Rate e Eco tridimensional).
- Estudo e aplicação prática com "hands on" de todas estas modalidades.

Visão

- Avaliação da possibilidade de aproveitamento do estagiário como futuro membro da equipe de ecocardiografia do Hermes Pardini.
- Referência entre as demais clínicas de ecocardiografia na excelência da realização das diversas modalidades de estudo ecocardiográfico, para o público em geral, específico para os médicos prescritores.

Desenvolvimento

- A programação teórica deverá ser apresentada sob a forma de aulas semanais com auxílio de multimídia, bem como, grupos de discussão ministrados por membros da equipe atual de Ecocardiografia, supervisionados pelo coordenador e de acordo com um calendário. Dentro desta programação estará incluída também a apresentação audiovisual dos casos da semana, apresentada por um dos residentes, bem como, um artigo de revista ou revisão de literatura em uma reunião interativa com todos os membros da equipe. Os residentes terão livre acesso aos DVD's da Mayo Clinic (Clínica Mayo Rochester USA) dos temas da programação teórica. 
- A programação prática respeitará as agendas da parte da manhã e à tarde de segunda-feira a sexta-feira, sendo que o estagiário deverá estar presente em pelo menos em 8 (oito) das 10 (dez) agendas oferecidas neste período. O médico responsável pela agenda do dia será o orientador do estagiário. Caberá ao estagiário ajudar em todo o atendimento ao paciente marcado, assim como, procurar dar as informações a respeito do caso em questão. À medida do possível, a experiência ?hands on? será desenvolvida e avaliada permanentemente.

Estágios

- Será oferecido um estágio de urgência e emergência em ecocardiografia a ser realizado no Hospital João XXIII (Pronto-Socorro) até 2 (duas) vezes por semana, inclusive com avaliação de pacientes candidatos a doação de órgãos, onde também se desenvolverá  toda a parte prática agendada da Ecocardiografia Transesofágica.
- Outro estágio como observador de Ecocardiografia tridimensional a ser realizado em serviço de ecocardiografia com prática atual no método.

Reunião interdisciplinar

- Inicialmente 1 (uma) vez a cada 2 (dois) meses será realizada uma reunião com pauta pré-programada com a equipe da residência de Ecocardiogra¬ma de outros hospitais de Belo Horizonte, onde serão discutidos casos interessantes, apresentação de rotinas de avaliação ou um clube revista.A cada mês ficará a cargo de cada equipe a apresentação da reunião.
- Ecocardiografista "expert" é aquele colega convidado de outro serviço de ecocardiografia com residência estruturada, que apresentará um tema teórico clássico ou de relevância habitualmente de sua experiência nos moldes do "como eu faço".

Duração

- A duração do programa de treinamento será de 2 (dois) anos a contar a partir de março de 2016, segundo exigência atual do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC.

Candidatos

- Serão considerados candidatos os médicos cardiologistas com residência médica em cardiologia ou com título de especialista em cardiologia pela sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Seleção dos candidatos

- Será realizada uma avaliação teórica, análise curricular e uma carta de apresentação dos candidatos em fevereiro de 2016. O número de vagas oferecidas será de 2 (duas) vagas para o primeiro ano e automaticamente 2 (duas) vagas para o segundo ano do treinamento. O resultado final da seleção será publicado 7 dias após a avaliação do último candidato.
A prova conterá 30 (trinta) questões de múltipla escolha de cardiologia geral e a bibliografia sugerida é:
1 - Braunwald's Heart disease
2 - Livro de cardiologia da SOCESP
3 - Livro de cardiologia da SBC
Inscrições: Até 20/02/2016 enviando nome completo, telefone, email e Nº CRM para email: charles.oliveira@labhpardini.com.br ou pelo telefone (031) 32286342.
Avaliação Teórica e entrega de currículo impresso com comprovantes e carta de apresentação: Dia 25/02 às 8h na Rua dos Aimorés, nº 66, 6º andar, Bairro Funcionários , BH/MG.

Obrigações

- O estagiário deverá seguir toda a normatização que se refere à programação do treinamento segundo as normas do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC.
- Estagiário de segundo ano deverá ficar responsável pelo plantão, com supervisão direta de um dos assistentes de acordo uma escala.

Avaliação do  estagiário

- Será feita com base diária nas agendas atendidas, reuniões e apresentação de casos pelo estagiário, observando aspectos técnicos, teóricos, assiduidade e comportamentais.
- Coleta de dados de um ensaio clínico/ecocardiográfico orientado por um dos membros da equipe, para ser apresentado anualmente no Congresso Brasileiro de Ecocardiografia, sob a categoria de pôster ou outros.
- Ao final do programa de treinamento, o estagiário deverá apresentar uma monografia a ser orientada por um dos membros da equipe e submetida à apreciação de todos.
- A avaliação final também constará de:
- Prova escrita e/ou participação em projetos de pesquisa do Instituto (estas para os estagiários de segundo ano peso 3).
- Avaliação da participação nas atividades didáticas descritas acima (peso 4).
- Avaliação dos assistentes (peso 3).
Será considerado habilitado aquele estagiário que atingir a nota final >7 pontos (maior que 7).

Desligamento

- O estagiário que não cumprir as exigências regulamentares do serviço de ecocardiografia analisadas em todas as suas extensões por toda a equipe, poderá ser desligado definitivamente  da mesma, sendo conferido a ele apenas uma documentação comprobatória do período cursado. Tal fato será comunicado ao Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).


Infra-estrutura

- Caberá ao Hermes Pardini oferecer uma sala para as reuniões equipada com "blackout" e multimídia para realização dos objetivos específicos citados neste programa.
- O Hermes Pardini deverá ainda oferecer ainda um método de armazenamento e gravação dos exames ecocardiográficos para se fazer cumprir o programa em questão.

Programação teórica

- Princípios físicos do ultrassom.
- Princípios físicos do efeito Doppler e sua aplicação em ecocardiografia.
- O exame ecocardiográfico módulo M, bidimensional, anatomia cardíaca e janelas acústicas.
- Doppler tecidual.
- Speckle tracking, strain rate, strain.
- Ecocardiografia tridimensional.
- Avaliação da função sistólica do ventrículo esquerdo e do ventrículo direito.
- Avaliação da função diastólica do ventrículo esquerdo.
- Avaliação hemodinâmica da função ventricular.
- Avaliação do átrio esquerdo e do átrio direito.
- Valvopatia mitral.
- Prolapso mitral.
- Valvopatia aórtica.
- Valvopatia tricúspide e pulmonar.
- Avaliação das próteses valvares cardíacas.
- Endocardite infecciosa.
- Pericardite aguda e crônica.
- Derrame pericárdico, tamponamento cardíaco.
- Pericardite constritiva.
- Outras pericardiopatias.
- Avaliação da doença arterial coronariana.
- Ecocardiograma na hipertensão arterial sistêmica.
- Ecocardiograma na hipertensão arterial pulmonar.
- Cardiomiopatia dilatada.
- Cardiomiopatia da doença de Chagas.
- Cardiomiopatia hipertrófica.
- Cardiomiopatias restritivas e infiltrativas.
- Cardiomiopatia periparto, displasia arritmogênica do VD, VE não compactado, Takotsubo.
- Doenças da aorta.
- Ecocardiograma nas doenças sistêmicas.
- Massas, tumores e fontes emboligênicas.
- Avaliação dos pacientes pós-acidente vascular cerebral.
- Cardiopatias congênitas I.
- Cardiopatias congênitas II.
- Ecocardiograma na avaliação da terapia de ressincronização ventricular.
- Transplante cardíaco.
- Ecocardiograma na avaliação das arritmias cardíacas.
- Ecocardiograma no pós-operatório de cirurgias cardíacas e no paciente da UTI.
- Ecocardiograma transesofágico.
 

Central de Relacionamento com o Cliente e Atendimento domiciliar:

(31) 3228-6200

VOZ

Seg a sex - 6h às 20h

Sáb e feriados - 6h às 18h

Dom - 7h às 18h

 

Whatsapp:

Análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem e consultas médicas:

(31) 3228-6200

Seg a sex - 8h às 18h

Feriados - 8h às 14h

 Central de Apoio a Parceiros:

www.mypardini.com.br

Novidades

Receba as novidades do Hermes Pardini no seu email.