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Estratégias de marketing no laboratório clínico

Como implantar uma experiência positiva no contato com a marca no ponto de venda

 

Continuando nossa série especial de matérias sobre "Estratégias de marketing no laboratório clínico", nesta edição do Primeira Análise, vamos abordar a importância da criação de um ponto de venda atraente para aproximar o cliente de seu laboratório.

 

Clique aqui para acessar a primeira matéria da série: O que leva um cliente a optar pelo seu laboratório?

 

Com o mercado de análises clínicas cada vez mais competitivo, as empresas devem buscar novas formas de atuação, por meio das ações de marketing. A conquista do consumidor no ponto de venda, garantindo que as estratégias de marketing sejam implantadas, orientando e apoiando as vendas aos clientes é o que chamamos de trade marketing.

 

De acordo com o professor de Marketing da USP e autor do livro "Trade Marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda", Francisco Alvarez, o trade marketing é uma parte importante na estratégia das organizações que planejam maximizar as vendas e a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos-de-venda. "A orientação de trade marketing basicamente muda o foco de uma visão geral de mercado para uma visão específica de clientes, tendo como principal desafio levar para o ponto de venda a estratégia mercadológica da empresa em termos de oferta, posicionamento, imagem e presença física", pontua.

 

Dentro do processo de gerenciamento estratégico da marca, toda empresa e seus produtos/serviços precisam representar uma grande ideia diferenciada e de qualidade na visão do consumidor. O seu ponto de venda, no caso, o laboratório, deve definir o posicionamento comercial com foco na conquista do consumidor. "Fortalecer e criar preferência das marcas, comunicar-se e conquistar o consumidor continuam sendo fatores diferenciadores e de consolidação da empresa no mercado", ressalta Francisco Alvarez.

 

Em um ponto de venda é essencial criar estímulos positivos aos clientes. Listamos abaixo algumas boas práticas que podem auxiliá-lo.

 

 

Boas práticas a serem adotadas
em um ponto de venda

 

Informações

 

A credibilidade do seu laboratório passa pela forma como você se comunica com seu cliente. Uma comunicação precisa e clara (seja ela pessoalmente ou por telefone) sobre os horários,  processos, os exames e seus procedimentos é fundamental.

 

Formação de pessoal

 

A formação do pessoal na área da saúde é uma necessidade vital em termos de qualidade de atendimento, e capacidade de informação. Capacite seus funcionários para que sejam eficientes na comunicação com o cliente.

 

Cortesia

 

Trate o cliente com atenção, simpatia e paciência. Na maioria das vezes, a ida a um laboratório está vinculada a uma doença e os clientes costumam estar fragilizados e apreensivos.


Espaço

 

Ao entrar no laboratório, o cliente deve entender a distribuição do espaço (triagem, atendimento, informações, local de realização da coleta dos exames, café, banheiros) e dispor de conforto. 

 

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Seu amplo menu de exames inclui diagnóstico por imagem, patologia clínica, anatomia patológica e citologia, toxicologia, teste do pezinho e erros inatos do metabolismo, genética molecular, exames veterinários, imunohistoquímca, além dos serviços de vacinação, checkup e diagnóstico em oncologia.

RT.: Dr. Ariovaldo Mendonça - CRMMG 33477 - RQE 21876 - Inscrição CRM356-MG

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